TORMENTA
Direção, roteiro, fotografia: Lucas Costanzi
Produção: Sabujo Filmes LTDA
Som direto: Lucas Costanzi, Marie Le Hir, Raphaël Kohn
Montagem: Paulo Padilha
Finalização: Tyrell Spencer
Produção Executiva de som: Rita Zart
Trilha Sonora: Felipe Puperi e Tiago Abrahão
Distribuição: FM Produções
Duração: 52 minutos
Longa-metragem | Documentário
Sinopse
Vera Tormenta Goulart nasceu no Rio de janeiro em 1930. Hoje aos 87 anos vive em uma pequena casa de madeira cercada de árvores e belas cachoeiras na cidade de Vacaria, no Rio Grande do Sul. Através de suas histórias embarcamos em uma viagem ao velho mundo, à Paris do pós-guerra. Enquanto o jazz americano invadia as caves parisienses, Vera percorria as estreitas ruelas para chegar à Academie Julian, onde ela iniciou seus estudos artísticos. De volta ao Brasil dos anos 50, temos como pano de fundo a boemia carioca. Neste cenário, personagens como Ferreira Gullar, Darel Valença Lins, Rossini Perez e a própria Vera Tormenta, entre outros artistas, contam como era o ambiente entre a elite cultural carioca – histórias que envolvem nomes como Cândido Portinari, Jorge Amado, Di Cavalcanti.
Vera teve também longa carreira como jornalista e divulgadora das artes em veículos de peso, como Revista Manchete, Jornal Última Hora e no Quinzenário da Cultura Paratodos.
Foi na turbulência dos anos 70 que Vera e sua família decidem abandonar o Rio e se isolar no interior do Rio Grande do Sul em uma fazenda que, por 20 anos, foi inteiramente autossustentável. Agora, sua vida nada tem a ver com a agitação dos círculos intelectuais no Rio de Janeiro e com a vida da cidade grande. O barulho mais alto que escuta é o das águas do rio que corre ao lado de sua casa.