TORMENTA

Direção, roteiro, fotografia: Lucas Costanzi

Produção: Sabujo Filmes LTDA 

Som direto: Lucas Costanzi, Marie Le Hir, Raphaël Kohn

Montagem: Paulo Padilha

Finalização: Tyrell Spencer

Produção Executiva de som: Rita Zart

Trilha Sonora: Felipe Puperi e Tiago Abrahão

Distribuição: FM Produções 

Duração: 52 minutos 

Longa-metragem | Documentário

Sinopse

Vera Tormenta Goulart nasceu no Rio de janeiro em 1930. Hoje aos 87 anos vive em uma pequena casa de madeira cercada de árvores e belas cachoeiras na cidade de Vacaria, no Rio Grande do Sul. Através de suas histórias embarcamos em uma viagem ao velho mundo, à Paris do pós-guerra. Enquanto o jazz americano invadia as caves parisienses, Vera percorria as estreitas ruelas para chegar à Academie Julian, onde ela iniciou seus estudos artísticos. De volta ao Brasil dos anos 50, temos como pano de fundo a boemia carioca. Neste cenário, personagens como Ferreira Gullar, Darel Valença Lins, Rossini Perez e a própria Vera Tormenta, entre outros artistas, contam como era o ambiente entre a elite cultural carioca – histórias que envolvem nomes como Cândido Portinari, Jorge Amado, Di Cavalcanti.

Vera teve também longa carreira como jornalista e divulgadora das artes em veículos de peso, como Revista Manchete, Jornal Última Hora e no Quinzenário da Cultura Paratodos. 

Foi na turbulência dos anos 70 que Vera e sua família decidem abandonar o Rio e se isolar no interior do Rio Grande do Sul em uma fazenda que, por 20 anos, foi inteiramente autossustentável. Agora, sua vida nada tem a ver com a agitação dos círculos intelectuais no Rio de Janeiro e com a vida da cidade grande. O barulho mais alto que escuta é o das águas do rio que corre ao lado de sua casa.

Trailer

FM PRODUÇÕES 

jfernandomuniz@fmproducoes.com.br

Rua Bulhões de Carvalho 619/ 602 

Rio de Janeiro RJ Brasil 

CEP 22081-000 

Telefone

+55 21 2523 0580

+55 21 2523 0064

+55 21 3597 2972

Fernando Muniz

+55 21 995 869 999